A queda de cabelo é um processo fisiológico de todo ser humano, atingindo homens e mulheres em qualquer fase da vida. Entretanto, requer uma atenção maior, quando o número de fios que caem diariamente ultrapassa a média de 100 a 150. Quando ocorre a rarefação incomum dos fios, é um problema de Alopecia capilar.
As causas são diversas e estão associadas a fatores externos e internos como condições genéticas; cirurgias; neoplasias; quimioterapia; deficiência de zinco, ferro e proteínas; seborréia; anemia; diabetes; lúpus; problemas psicológicos; estresse; ansiedade; depressão; pós-parto; desregulação hormonal e uso de medicamentos.
Também conhecida como calvície comum, pode afetar em diferentes níveis, homens e mulheres. Ocorre devido a ação de enzimas que produzem o hormônio DHT que provoca a diminuição dos fios causando a perda parcial ou total dos fios
Causada pela constante fricção no couro cabeludo, como uso excessivo de chapéus, rabos de cavalo ou uso prolongado de extensões capilares.
A perda pode ocorrer em algumas partes ou em todas as partes do corpo onde existem pelos. Genética e doenças autoimunes são responsáveis por esse tipo de queda. As áreas da perda costumam ser redondas, únicas e bem definidas, deixando a pele exposta lisa e brilhante, em alguns casos a pele fica rosada. A perda pode ser irreversível, por isso, um diagnóstico e tratamento precoce são importantes.
(ocorre a inflamação e atrofia dos tecidos, é mais rara de acontecer e pode ser irreversível) e Não cicatricial (não há inflamação e atrofia de tecidos, é mais fácil de ser tratada)
Líquen Plano Pilar é uma doença inflamatória que afetas dos folículos pilosos. Os pacientes irão apresentar alguns sintomas como prurido e sensação de queimação no couro cabeludo, sintomas parecidos com com a de outras doenças, como dermatite seborreica e psoríase. O Líquen Plano Pilar foi relacionado com infecções, drogas anormalidades imunológicas e fatores genéticos, que podem acabar sendo fatores desencadeantes desse problema
Alopecia Frontal Fibrosante: é aquela que a pessoa perde progressivamente os fios da parte frontal da cabeça, é cicatricial devido às raízes dos pelos sofrerem uma fibrose. O tratamento consiste em evitar que se perca mais cabelos. Esse tipo de queda pode acometer as sobrancelhas também.